top of page

          O Projeto Resgatar é um projeto voluntário, de extensão, vinculado ao Núcleo de Saúde Pública e a Faculdade de Medicina da UFAL, que visa desenvolver estratégias de promoção de saúde por meio de atividades educativas e lúdicas com grupos de pacientes e acompanhantes da pediatria e Centro de Tratamentos de Queimados no Hospital Geral do Estado (HGE/AL). Temos como objetivo, disseminar práticas humanizadas no contexto hospitalar e quebrar com o padrão técnico-científico de vivenciar a situação de internamento apenas tratando "a doença" enquanto o ser humano que a porta não é visto como um ser em sua totalidade existencial. Um sujeito que é muito mais que corpo, objeto científico, carne, biológico. Pretendemos formar profissionais da saúde que entendam que  o ser humano é sujeito  sócio-histórico-cultural. 

      Um projeto multidisciplinar que começou em 2009.2, a partir da iniciativa de treze estudantes de medicina da UFAL e que está em contante movimento e modificações que visem a qualidade na formação dos estudante que se tornam participantes do projeto, a exemplo da última atualização que a equipe de monitores, juntamente com a coordenadora do projeto decidiram. A partir do ciclo 2017.2 o projeto abrirá suas portas não só para estudantes do nível superior de ensino, mas também para estudantes do nível técnico, de todas as áreas do conhecimento que conseguirem fazer um link objetivo com o conceito de Sáude no sentido ampliado. Esperamos receber estudantes que queiram somar seus conhecimentos para melhor realizar educação em saúde e que estejam dispostos a doar um pouco do seu final de semana para fazer alguém sorrir. 

   O projeto exige dos seus participantes qualidades como: responsabilidade, comprometimento, empatia, criatividade, espontaneidade, pontualidade e respeito. Para que possamos fazer nossas ações, que acontecem de quinze em quinze dias no Hospital Geral do Estado de Alagoas, com sede em Maceió, precisamos nos organizar, planejar e confeccionar os materiais  que serão utilizados durante a ação, portanto, aqueles que tem interesse de participar tem de estar disponível em todos os sábados do semestre letivo, com exceção dos feriados nacionais ou locais que estejam devidamente descritos no calendário acadêmico (botão abaixo) da UFAL (Campus A. C. Simões). Assim como exigir dos participantes que façam seus "diários de campo" após cada ação para que possamos acompanhar as vivências de cada um e anexar nos registros históricos do projeto, para tanto os participantes devem enviar para o e-mail do projeto em até quatro dias após a ação. Em ocasiões estritamente necessárias usaremos algumas sextas-feiras do semestre para formação dos novos integrantes ou mini-cursos , previstos no cronograma do projeto que  é passível de alterações, conforme decisão da maioria da equipe atual. 

      Como expresso em edital (Art. 8.1) o projeto dispõe aos participantes um total de três faltas durante o semestre, sendo justificadas em caso de provas ou atestado médico, como segue: "os membros do projeto deverão obrigatoriamente participar de 75% das atividades planejadas, aos sábados das oito ao meio-dia no HGE ou na UFAL. O projeto tem duração de um ciclo de quatro a cinco meses. O aluno pode renovar ciclos seguintes, em casos de não ter sido advertido por falta ou pouco compromisso com o projeto. No decorrer do projeto a falta em alguma das atividades, sem prévia justificativa plausível, implicará em advertência. O acúmulo de três advertências acarretará em desligamento do projeto". 

      Em caso de prova a falta será justificada mediante apresentação do comprovante emitido pela instituição de ensino. Em caso de doença a falta será justificada mediante apresentação de atestado. Chegar às atividades após os 30 minutos de tolerância implicará no recebimento de meia falta. Receber três advertências implicará em desligamento automático do projeto sem direito a contestação. O membro terá direito a três faltas. Caso chegue a quatro faltas será desligado automaticamente do projeto sem direito a contestação. O não envio das avaliações dentro do prazo estabelecido implicará em advertência. O não comparecimento às oficinas no próximo ciclo contará falta. Os planejamentos terão início as 8:30. As ações terão início as 8:30. Participação em congresso só será justificada caso o integrante esteja apresentando trabalho sobre o Projeto Resgatar e mediante entrega de seu certificado de apresentação.

     Comunicamos que:

  #A oficina de acolhimento será dia 28 de julho (sexta-feira) às 13h30 na sala do Resgatar (para todos os membros).

  #Dia 29 de julho (sábado) realizaremos a oficina(na ufal): "Como brincar com crianças especiais" pela manhã e a oficina de "Musicoterapia" à tarde (para os membros antigos). Os membros do edital 2017.2 estarão em outra sala (ufal) durante o dia inteiro, das 8h30m às 17h com a oficina "Introdução à palhaçaria", a pausa se dará apenas para os lanches e para o almoço.

 #Dia 30 de julho haverá palestras: Às 8h30m "Psicologia Infantil no contexto hospitalar" e as 10h "Ludoterapia para iniciante", na antiga reitoria da UFAL, localizada na praça sinimbú, centro de Maceió (para todos os membros).

  #A ausência dos membros antigos em alguma destas atividades implicará no recebimento de falta diária. No caso dos membros selecionados no edital 2017.2 a falta em quaisquer horários implicará no desligamento automático do projeto.

   Nos dias do processo seletivo pedimos sempre aos participantes que levem um brinquedo (não frágil) e uma caixinha de giz de cera como doação, pois é desses materiais doados que o projeto se mantém. O projeto não conta com nenhum patrocínio até o momento, mas aceitamos colaborações para que possamos levar não só nossa motivação e nosso carisma para fazer sorrir, mas também, possibilitarmos um ambiente infantil saudável, com o máximo de elementos necessários para fazer surgir a lembrança e a imaginação das crianças que se encontram na situação de internamento dentro da ala pediátrica do HGE.

   projeto incentiva a produção científica. Nossos participantes tem todo o apoio para produzirem artigos e apresentarem em Congressos Acadêmicos dentro das suas áreas, a nível regional ou nacional, se assim desejarem, basta o integrante demandar do projeto, que não pouparemos forças para que aconteça. Assim como retribui aqueles que cumprirem com os acordos totais do projeto com um certificado de cento e vinte horas, sendo entregue ao final do ciclo pela plataforma SIGAA. O total de horas que o participante receberá no seu certificado depende exclusivamente da assiduidade do mesmo, pois é diretamente proporcional a sua frequência de participação no projeto.

   No projeto, este ciclo, contamos com o auxílio e colaboração dos nossos incríveis monitores (Beatriz, Juliana, Nara, Paulinho e Tati) que são os facilitadores da dinâmica do projeto e que respondem por alguma área de funcionamento deste, assim como a nossa coordenadora, Edna Maria, que é mais uma amiga e para a maioria uma mãe, do que a representante de qualquer hierarquia constitucional. Portanto, fiquem tranquilos, a Equipe Resgatar é um amorzinho e está de braços abertos para receber nossos novos participantes na Família Resgatar. Vamos todos juntos distribuir amor e resgatar sorrisos.

Att. Equipe de monitores.

Unknown Track - Unknown Artist
00:0000:00

Conheça a história do projeto resgatar 

bottom of page